EDITAL BRAFAGRI ABERTO

11/05/2017 10:54

EDITAL BRAFAGRI – INSCRIÇÕES ABERTAS

INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE JUNHO (ver edital em anexo)

NÚMERO DE BOLSAS: 2

Documentos para inscrição:

a) Indicação das três Instituições Francesas por ordem de preferência,

b) Cópia do histórico escolar,

c) Cópia do controle curricular e

d) Curriculum vitae.

Instituições Francesas:

1) ONIRIS – L’Ecole Nationale Vétérinaire, Agroalimentaire et de l’Alimentation, Nantes – Atlantique

2) Agro Sup Dijon – Institut national supérieur des sciences agronomiques de l’alimentation et de l’environnement, em Dijon

3) Bordeaux Sciences Agro – Ecole nationale supérieure des sciences agronomiques de Bordeaux Aquitaine, em Gradignan/Bourdeax

4) Agrocampus Ouest – Ingénieur spécialité Agroalimentaire et Agronomie, em Rennes

5) Vetagro Sup – Ingénieur spécialité Agroalimentaire et Agronomie, em Marcy-l’Étoile/Lyon

Os interessados devem observar o fato que a seleção será feita de acordo com o item 5 do edital, levando em consideração o IAA, as reprovações (itens 5a, 5b, 5c, 5e) e também pela análise do currículo, item 5d, onde o principal fator analisado é a proficiência em francês. POR ISSO, RECOMENDAMOS QUE OS INTERESSADOS REALIZEM A PROVA DE PROFICIÊNCIA E INCLUAM A NOTA NO CURRÍCULO PARA A INSCRIÇÃO. Lembramos que é obrigatório que os alunos selecionados para as bolsas só poderão ir para a França se realizarem o teste e obter o nível mínimo de proficiência em língua francesa B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pela Aliança Francesa (teste de nivelamento ou certificado de nível) ou pelo Centro de Línguas da própria IES brasileira do estudante.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Como forma de submeter sua inscrição ao Processo de Seleção, todo o candidato deverá atender os seguintes requisitos mínimos:

a) Número de Reprovações no Curso: 6.
b) Coeficiente de Rendimento (IAA): 6,0.

c) O candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir do ano de 2009. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP;

d) Os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da missão de estudos. O retorno ao Brasil deve ocorrer com pelo menos 1 (um) semestre letivo de antecedência em relação ao prazo regulamentar de conclusão da graduação

e) Nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado pela Aliança Francesa (teste de nivelamento ou certificado de nível) ou pelo Centro de Línguas da própria IES brasileira do estudante. O teste deve ter sido feito com um máximo de 1 (um) ano da data de abertura de inscrição para missão de estudo.

f) É vedada a indicação de bolsista que tenha sido agraciado anteriormente com bolsa de estudos no exterior, em nível de graduação, em função de programa ou projeto financiado por agência pública de fomento brasileira; acúmulo de bolsas com outras concedidas pela CAPES ou por quaisquer agências nacionais, salvo se norma superveniente dispuser em contrário.

EDITAL