Bioeconomia é destaque com Projeto de professores e alunos do EQA no Programa Ciência é Tudo da TV Brasil

27/05/2022 16:35

O Projeto “Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI – Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala” tem coordenação e participação de professores e alunos do EQA e recebeu destaque no Programa Ciência é Tudo na TV Brasil.

Coordenador: Prof. João Borges Laurindo

Pesquisador: Prof. Bruno Carcioffi

Pós-doc: Aline Gomide, Jaqueline Oliveira de Moraes,  Ricardo Monteiro e Raquel Simão.

Doutorando: Romuald Euloge (PPGEAL)

IC´s: Ana Paula Cisz  e Ana Carolina Machado Broch (alunas de graduação em Eng. de Alimentos)

Link para o vídeo: https://youtu.be/C_C3Ww5ERpk

Link para a matéria completa: https://youtu.be/d2qTM3PNel8

Programa Ciência é Tudo – TV Brasil

Descrição do Projeto:

O Brasil é um grande produtor de alimentos, tanto para a exportação quanto para seu mercado interno. Destes produtos, cabe destacar, parte importante é produzida por pequenas propriedades e agricultores familiares. No entanto, apenas uma pequena fração é processada, resultando em baixo valor agregado e maiores índices de perda. Neste cenário, as frutas merecem destaque, visto o País atuar como um dos líderes globais tanto em produção quanto exportação.

A produção de açaí e cupuaçu em pó é uma alternativa adequada para prolongar a vida útil e a diversificação da oferta de produtos, que podem ser armazenados e comercializados sem refrigeração. As polpas de açaí e cupuaçu desidratadas e transformadas em pó podem ser usadas para o preparo de outros alimentos na indústria ou pelos consumidores.

Pensando nisso, uma nova tecnologia de secagem para obtenção desses produtos foi desenvolvida pelo PROFI/UFSC. Tal método de secagem, denominado de cast-tape drying (CTD), é um processo alternativo para a desidratação de polpas de frutas que utiliza temperaturas moderadas e tempos de secagem relativamente curtos. Isso possibilita a secagem de alimentos com compostos sensíveis ao calor, mantendo a maior parte de suas propriedades sensoriais e nutricionais.

O CTD é um método de secagem condutivo, no qual a polpa de fruta a ser desidratada é espalhada, com espessura definida milimétricamente, sobre um suporte flexível aquecido por água quente ou vapor na sua superfície inferior. O processo por CTD resulta em produtos na forma de filmes, flocos ou em pó. Os compostos sensíveis presentes no açaí (antocianinas e lipídeos) devem ser protegidos do oxigênio e da luz durante o processo de secagem. Isso pode ser feito pela adição de compostos naturais, como derivados do amido, fibras de frutas ou pectina.