1° Engenharia de Portas Abertas apresenta cursos de engenharia da UFSC a alunos do Ensino Médio

19/07/2022 15:14

No primeiro sábado de julho (02/07/2022), o evento Engenharia de Portas Abertas recebeu a comunidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade, em Florianópolis. Foram oferecidas visitas nas dependências do Centro Tecnológico (CTC) para que os estudantes do ensino médio pudessem conhecer alguns cursos de graduação em engenharia.

Professor no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA), Alan Ambrosi foi um dos organizadores do projeto e conta sobre os resultados do evento: “recebemos em torno de 200 pessoas, entre elas alunos do ensino médio, pais que quiseram acompanhar e outros moradores da região”. O professor acrescenta e explica a finalidade do projeto, “o objetivo principal foi aproximar a Universidade da comunidade e mostrar nossos cursos para os alunos que estão na fase de escolha da sua futura profissão. Ainda, teve a intenção de mostrar à comunidade parte do que fazemos aqui dentro”. O evento contou com visitas aos laboratórios, demonstrações do que é estudado, desenvolvido e aplicado na prática em cada curso, e conversas com alunos responsáveis pelos Centros Acadêmicos. Os cursos apresentados foram Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais.

O evento foi gratuito e aberto ao público. Novas edições acontecerão anualmente. A divulgação foi focada em escolas do Ensino Médio de toda Florianópolis. Joaquim Sayer Hermes de Araújo, de 16 anos, é aluno do segundo ano no Colégio Energia e conheceu o CTC no último sábado, “acredito que influenciou na minha decisão, apesar de não ter decidido, achei muito interessante”.

autor: Matheus Vargas – 04/07/2022